Como conseguir tráfego para o seu site ou blog

Categoria(s): Destaques, Tráfego

Conheça nesse post as formas mais variadas de como conseguir tráfego para o seu site, sendo gratuito ou pago.

Nenhum site ou blog sobrevive ou  pelo menos dá algum retorno sem tráfego. Você pode ter o melhor dos conteúdos, mas se ele não for otimizado para que os motores de busca o encontrem ou você não anuncie em nenhum lugar sobre ele, é uma questão de tempo seu blog fracassar.

Muitos acham que conseguir tráfego é uma pedra no sapato, e realmente pode até ser se você não souber fazer da forma correta.

Saiba que conseguir tráfego é uma tarefa diária que se você quiser ter um blog de sucesso você deverá reservar algum tempo para se dedicar. Mas, a boa notícia é que há inúmeras maneiras de conseguir visitantes ao seu site.

1) Facebook: tráfego para o seu site

O Facebook é umas das mais excelentes redes sociais para conseguir tráfego para o seu blog ou site. Seja pago ou gratuito, há várias táticas que você poderá utilizar para atrair os visitantes.

Aqui eu vou citar 3 delas:

a) Face Ads

O Face Ads para mim é a melhor fonte de tráfego atualmente. É a que mais funciona (claro utilizando corretamente). Bom, para quem não sabe o Face Ads é o sistema de anúncios patrocinados do Facebook. Ele funciona da seguinte maneira:  o anunciante poderá publicar um anúncio ou promover um post feito. O segredo da eficácia no Face Ads é a segmentação do público que se for feita corretamente ao seu público-alvo as chances de sucesso do seu anúncio é imensa.

Como conseguir tráfego para o seu site

b) Fan Page

Se você trabalha com um blog ou site é um “must have” você ter uma Fan Page, que é uma página no Facebook dedicada a algum produto, marca ou empresa. O objetivo do seu negócio ter uma Fan page é interagir com os fãs dessa página de modo que você possa promover ou tirar dúvidas do seu produto removendo assim objeções.

c) Grupos

Grupos no Facebook são hoje uma das novas formas mais interessantes de você ficar perto das pessoas do seu nicho. Por exemplo, se eu tenho um blog sobre alimentação saudável, eu vou procurar grupos relacionados ao tema e de vez em quando eu poderia postar algo com bom conteúdo fazendo com que as pessoas do grupo se interesse no que eu tenho a oferecer. Mas, cuidado nessa abordagem, pois se você oferecer logo o seu produto pode ser categorizado como spam e muitos dos grupos tem regras que podem bani-lo do grupo.

2) Google: tráfego para o seu site

O Google é outra grande forma de conseguir tráfego para o seu site seja pago ou gratuito. No pago temos o Google Adwords e na forma gratuita temos o Google Plus, o You Tube e claro as buscas orgânicas, porém esse último será descrito no ponto 3, pois não envolve apenas o Google. Veja mais em detalhes essas formas:

a) Google Adwords

É o sistema de link patrocinado do Google. Toda vez que uma pessoa busca por um termo, o Google mostra tanto as buscas orgânicas quanto as buscas patrocinadas (lado direito da página de resultado de buscas). Esses links patrocinados são mostrados em forma de leilão, isto é, quanto mais alto o valor pago por click ou por impressões, mais o seu anúncio será visível. Porém o Google também dá valor ao conteúdo do seu anúncio, sendo assim se o seu anúncio (título e chamada principal) for bem relevante ao termo buscado, o posicionamento do seu anúncio pode ser mais alto do que outro que esteja com um custo por click ou impressão maior.

Outro ponto interessante é a campanha de display, que são os banners ou links patrocinados exibidos em sites e blogs. Caso um site ou blog fale sobre um tema relativo ao seu anúncio, o sistema de display exibirá o seu banner ou link patrocinado no site.

b) Google Plus

O Google Plus é a rede social do Google. Assim como no Facebook, as pessoas possuem perfis dentro dela. E, há também páginas de empresa. Porém, o que muitos empreendedores fazem é  usar o seu próprio perfil para postar suas informações, post de blogs, produtos, etc…

O Google ultimamente tem dado valor aos sites linkados ao Google Plus em suas buscas orgânicas, então vale a pena linkar os seus blogs ou sites ao seu perfil da rede.

c) You Tube

É impressionante o número de pessoas que estão usando o You Tube para trazer visitantes ao seu site gratuitamente. E na verdade, a estratégia que eles vem adotando é bem simples. Ao postar um vídeo, coloque um link para o seu site na descrição do vídeo (usando http:// para ficar clicável). Outro ponto é responder aos comentários sempre que possível postando um link para o seu site.

Incentivando as pessoas assinarem o seu canal, você também aproveitará da newsletter do próprio You Tube que envia semanalmente a todos sobre os vídeos mais recentes dos canais curtidos pela pessoa.

Como conseguir tráfego para o seu site ou blog

3) SEO: tráfego para o seu site

SEO é a abreviação de Search Engine Otimization, traduzindo, Ferramenta de otimização de buscas, que corresponde aos motores de busca como o Google e o Bing.

Quando falamos que um conteúdo está bem otimizado para SEO, na verdade queremos dizer que ele está otimizado para ser encontrado pelos motores de busca. E, esse é o dever de todo blogueiro: criar conteúdos otimizados.

Para que seu blog apareça nos resultados de busca orgânica é imprescindível você aplicar as técnicas de SEO como título com palavras bem buscadas, tags heading, meta-tags de conteúdo, descrições de imagens, etc…

4) Twitter: tráfego para o seu site

Se usado corretamente o Twitter poderá atrair centenas de visitantes para o seu site, mas simplesmente tweetar o título do seu post pode não ser o suficiente.

Usar tweets provocativos, citações envolventes, hashtags e menções podem fazer com que seu tweet seja retweetado várias vezes e assim atraindo novos leitores para o seu blog.

5) Fóruns: tráfego para o seu site

Seguir e interagir em fóruns relacionados ao seu nicho também é  bem eficaz não só para o tráfego do seu site, como também para aumentar sua autoridade e conhecer possíveis clientes.

Colocar seus comentários (com um link para o seu site), obviamente somente quando convêm é uma forma boa de aumentar suas visitas. O importante é que você faça isso somente quando um post seu responde a um problema de alguma pessoa, do contrário seu comentário poderá ser entendido como spam e você ser banido do fórum.

 


 

Há vários outras fontes de tráfego como o Instagram, Pinterest, LikedIn, Guest Posts, entre outros que abordarei em outros posts mais específicos sobre cada um.

Meu conselho para você que está começando agora e deseja aumentar o tráfego para o seu site ou blog é que vá utilizando essas táticas uma a uma e vá monitorando os resultados.

 

taticas-gratuitas

Tática 1
Recompensa no Facebook

Aprenda 3 TÁTICAS DE VENDAS para ter sucesso no seu negócio

Para receber as 3 táticas, basta digitar o seu email abaixo e pronto!