Como funciona o processo de marketing de afiliados

Categoria(s): Afiliados, Destaques

Vemos todos os dias anúncios e artigos que afirmam: “Ganhar dinheiro online !!! Seja seu próprio patrão! Trabalhe a partir de casa!”. Eu não sei sobre você, mas quando eu comecei a vê-los eu pensei:” fraude “ou “propaganda enganosa”.

Apesar de todo o ceticismo sobre o marketing digital, desde quando eu descobri que você realmente pode fazê-lo sem gastar uma fortuna, e não tendo que enganar as pessoas ao longo do caminho, um novo horizonte se abriu para mim.

Nesse artigo, vou dar-lhe uma visão geral do processo de marketing de afiliados para ter uma ideia de como tudo funciona, e em seguida mostro um exemplo para usar como referência.

É importante que quando você aprender todo o processo, não se sinta sobrecarregado, por isso, vamos começar com um esboço muito superficial do qual você terá uma ideia dos passos a seguir. Então, vamos mergulhar e descobrir tudo o que você poderá ter.

O Processo de Marketing de afiliados

1 – Escolha um nicho rentável

Em primeiro lugar, escolha um tema que você esteja interessado e que também tenha um grande potencial de mercado. Pense em algo que você gosta inicialmente, e considere se haveria muitos produtos associados, o quanto de comissão eles pagam (veja o item 2) e quanto seu nicho é procurado. Você pode encontrar um bom nicho com um pouco de pesquisa. Algumas ferramentas como a pesquisa de palavras-chave do Google Adwords ajudarão a você saber como  procura por um nicho. O curso Segredos do AdSense do Jonathan Taioba ensina como escolher um nicho rentável.

2 – Encontrar produtos para promover

Uma vez que você tenha o nicho escolhido, o próximo passo é encontrar alguns produtos que você pode promover. Existem sites dedicados a afiliação (chamados de redes de afiliados) para você navegar como o Hotmart e o ClickBank. Assim que você encontrar um produto, confira o valor da comissão e a temperatura (que diz o quanto esse produto está sendo vendido) e veja se está nos seus planos de ganho especulando o número de vendas.

3 – Construa o seu blog/site

Em seguida, você precisa para construir um site ou blog. Isso pode parecer muito confuso e difícil, mas realmente não é. O WordPress torna super simples para qualquer um construir um site de qualidade, qualquer um mesmo.

4 – Preencha o seu site com conteúdo relevante

Preencha o seu site com conteúdo que vai ser útil para as pessoas que estão interessadas em seu nicho, e coloque seus links de afiliados nos lugares mais relevantes. Dessa forma, quando alguém interessado em seu conteúdo clicar em seu link, eles vão para uma página de vendas do produto afiliado, e se eles comprá-lo você ganha a comissão.

5 – Promova o seu site

Após, tudo o que resta a fazer é promover o seu site para que você possa conseguir mais visitantes ao seu conteúdo, e consequentemente mais potencial para as vendas de seus produtos afiliados. Há um monte de diferentes estratégias de marketing que podem ser adotadas por você para a promoção do seu blog, podendo usar mídias sociais, autoresponders,  mas você não se preocupe com isso agora.

A coisa mais importante é começar logo. Deixe-me dar um exemplo de como seria esse processo na prática.

Exemplo de Referência

Nicho: Perda de peso

Digamos, por exemplo, que eu escolha o nicho perda de peso. Faço uma pesquisa na ferramenta de palavras-chave do Google ara descobrir o interesse do público no meu nicho.

afiliados-google-adword

Encontre produtos em uma rede de afiliados: Hotmart

Em seguida, vou a um site de rede de afiliados como o Hotmart e começo a filtrar através dos produtos disponíveis.

hotmart-encontrar-produtos

Escolho quais produtos vou promover, verificando o valor da comissão e a temperatura.

Construa um site: hospedagem, nomes de domínio, e WordPress

Registro um domínio no registro.br (vale a pena também verificar na ferramenta de palavras-chave um nome bem procurado para a escolha do nome de domínio) e contrato um servidor de hospedagem. Em seguida passo a instalação do WordPress, que é bem simples. O curso Segredos do AdSense também mostra passo a passo de como instalar.

Preencha o site com conteúdo relevante: artigos úteis sobre perda de peso

Para encher o meu site com conteúdo relevante e de qualidade, eu decidi terceirizar a criação de conteúdo em uma parte e outra eu mesmo criar. Primeiro eu fiz uma lista de vários sites do meu nicho para saber o que eles estavam postando. Eu olhava em sites como o http://www.freela.com.br/ para encontrar o talento que eu precisava para obter algum conteúdo de qualidade.

Promova o seu site: SEO, mídia social, a propaganda

Há várias coisas que eu poderia fazer para promover o meu site, na esperança de atrair mais visitantes ao site. Por exemplo, como eu estava adicionando conteúdo, antes de postar eu revisava os conteúdos aplicando algumas técnicas básicas de SEO (Search Engine Otimization). Essa é uma maneira elegante de dizer que eu iria mostrar os motores de busca que meu site estava cheio de informações relevantes, de modo que meus artigos fossem exibidos no resultado de busca quando buscassem por “perda de peso”.

Também criei uma página no Facebook com o mesmo nome do meu site, e adicionei meus amigos. Comecei a postar todos as chamadas dos posts do meu blog no Facebook e rapidamente ganhei vários fãs curtindo a página e indo até o meu site regularmente.

Não se enrole: dê um passo de cada vez

É fácil ficar sobrecarregado no início, pois todo o processo não é exatamente curto, mas nunca tente fazer tudo ao mesmo tempo. Você pode dar um passo de cada vez, e quando o fizer, você verá que não é tão difícil conseguir colocar as rodas em movimento.

Só a extensão do processo já pode provar que definitivamente não é uma farsa, porque uma farsa seria se disfarçar como uma solução rápida. O marketing de afiliados é uma maneira real de construir o seu próprio negócio online, e com um pouco de trabalho duro e tempo pode levar a uma renda sólida online.

Portanto, não sobrecarregue-se por tentar tudo de imediato.  A coisa mais importante é seguir o passo a passo de forma correta para colher os frutos depois.

 

taticas-gratuitas

Tática 1
Recompensa no Facebook

Aprenda 3 TÁTICAS DE VENDAS para ter sucesso no seu negócio

Para receber as 3 táticas, basta digitar o seu email abaixo e pronto!