Escolha seu nicho

Categoria(s): Destaques


Atuando como afiliado ou não, a primeira ação que você deve tomar: escolher um nicho pode parecer simples, mas nem sempre é. Para achar um bom nicho é necessário 3 fatores:

  1. O Nicho precisa SER BEM PROCURADO
    Isso é, não adianta nada você escolher um nicho apenas por que você gosta e ele simplesmente não ter mercado, ou interesse. Se o Nicho for bem buscado em motores de busca, já é um grande passo para você ter ele como candidato. Guarde uma frase: Sem tráfego, sem vendas.
  2. O Nicho precisa SER RENTÁVEL
    Pode ser que o seu nicho seja de grande procura, mas por exemplo se você decidir ser afiliado e ver que há poucos produtos nesse nicho, você não vai ter muito o que vender. Por outro lado, se tiver poucos produtos é uma excelente oportunidade para um produtor aparecer com um bom produto. Aqui na verdade, o melhor é entender se o mercado está disposto a pagar pelo produto que você irá promover.
  3. O Nicho precisa TER UMA BAIXA CONCORRÊNCIA
    A questão da concorrência depende muito do que você vai optar na sua estratégia. Se você optar por ser um produtor, você deverá analisar quantos produtos existem no mercado similares ao produto que você está criando ou deseja criar. No caso de você ser um Afiliado, preste atenção no número de sites que falam sobre o nicho, pois se você quiser usar a estratégia de ser uma autoridade no mercado, se esse for de grande concorrência você terá um longo caminho a seguir.

Bom, agora que você já compreendeu os 3 pontos de como escolher um nicho, vamos começar a prática. O que você vai precisar é de um softwares de planilhas como o Excel e um cadastro no Google Adwords para acessar a ferramenta que vamos usar. Se você ainda não tem, não se preocupe vamos te mostrar.

Como a proposta desse plano/curso é de um módulo a cada 7 dias, o passo a passo a seguir será bem tranquilo de você termina-lo até a próxima lição. Então, pode fazer no seu próprio ritmo e apenas seria importante que você finalizasse todo esse primeiro passo a passo antes do próximo módulo, ok?

Definindo o Nicho e o Nicho de 2º Nível

  1. Defina de 5 a 10 nichos / temas que você mais se identifica.
  2. Abra o excel e ponha todos os temas que você acharia que conseguiria escrever em uma coulna. Veja o exemplo na lista abaixo:
    • Carros
    • Alimentação
    • Moda Feminina
    • Hobby
    • Esportes
    • Beleza
    • Imóveis
    • Animais
    • Decoração
  3. Agora vá até a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords e crie uma conta lá. Sugiro você criar com a mesma conta do Google. É bem fácil e basta ir seguindo as instruções.adwords-home
  4. Ao entrar você verá a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords. Caso você por algum motivo cair no Dashboard da ferramenta basta ir em Ferramentas (no menu superior) > Planejador de Palavras-chave. Você verá uma tela parecida com a de baixo.adwords-tipo-pesquisaClique no primeiro link como mostra figura acima e em seguida pesquise pelo tema desejado, como mostra a figura a seguir:adwords-pesquisa
  5. Você verá um gráfico que mostra o volume de buscas do termo “moda feminina” e em seguida 2 abas “Ideias de grupos de anúncios” e Ideias de palavras-chave”, selecione o segundo e depois ordene pelo campo Média de pesquisas mensais. Você terá a lista das palavras mais buscadas do nicho digitado. No caso abaixo, veja os nichos de 2º Nível mais procurados com a palavra “moda feminina”.excel-nicho1Faça o mesmo com os outros 10 nichos listando os Nichos de 2º nível. Obtendo assim 10 nichos + 100 nichos de 2º nível.Você provavelmente notou também o nicho de 3º nível na planilha acima. Bom, alguns temas de 2º nível podem ser ainda mais segmentados.
  6. Vamos utilizar um exemplo, se pegarmos nicho de 2º nível “Vestidos de Festa” e jogarmos novamente no Adwords, vamos obter uma nova lista de mais nichos (agora chamados de nichos de 3º nível) onde podemos ter por exemplo um blog especializado em vestidos de noiva. Como você poderá notar possui um grande número de pessoas buscando:adwords-nicho3nivelCertamente a essa altura você já deve ter pelo menos 3 boas opções de nicho para focar no seu blog.Quanto mais o nicho for específico melhor, pois há menos concorrência e você pode tornar-se autoridade no assunto rapidamente. Só que preste sempre atenção na quantidade de resultados de busca, pois ele te diz quanto é o interesse do público por aquele nicho.

 

Avaliando seu o seu nicho é rentável

Ok, agora que você já selecionou alguns nichos (selecione pelo menos uns 3 ou 4). O próximo passo é verificar se eles são rentáveis. Mas como posso saber se um nicho é rentável ou não?

Simples, sendo produtor ou afiliado, temos que avaliar o quanto há de info produtos à venda. Isso é, se optarmos atuarmos como afiliado no nicho escolhido, quanto mais produtos melhor, pois mais opções você poderá ter para se afiliar e testar. Mas, só quantidade não basta, é imprescindível avaliar as comissões pagas. Não adianta ter um nicho que possuem muitos produtos, mas que pagam uma comissão muito baixa a não ser que você já tenha muito tráfego no seu site ou blog.

Em oposto, se você desejar atuar como produtor, ou seja criando um produto digital, dê preferência aos nichos possuem poucos produtos. Quanto menos infoprodutos tiver, mais chances do seu infoproduto ser a referência no seu nicho.

Então vamos aos passos:

  1. O primeiro ponto é acessar um site de afiliação de produtos ou infoprodutos como o Hotmart. Faça o cadastro, caso ainda não seja cadastrado.hotmart-home
  2. Procure pelo seu nicho no menu lateral e ordene por Temperatura, veja a figura abaixo:hotmart-encontrar-produtos
    hotmart-pesquisa-produtos
    Dessa forma, você encontrará os produtos mais vendidos, o que corresponde a temperatura. Saiba que a temperatura máxima é de 150%.
  3. Desses produtos mais vendidos (temperatura > 100%), analise agora o valor da comissão que é paga por venda. Escolha um ou mais produtos que possuem uma comissão boa.Hotmart-comissao
  4. Escolhido a comissão é só clicar no botão Promover. Você receberá um link de afiliado, esse link é único e pertence somente a você. Toda vez que uma pessoa comprar o infoproduto através do seu link, você receberá comissão.
  5. Agora, crie duas colunas ao lado do nicho e chame de Infoprodutos e Comissão mais alta, e coloque na primeira coluna o número de produtos oferecidos e na segunda o valor da maior comissão dos produtos do nicho. Faça isso para cada nicho que você tenha escolhido.

Caso deseje vender como afiliado produtos físicos, indico o programa de afiliado do Lomadee.

Avaliando a competição do nicho

Ok, agora que você já sabe como escolher um nicho analisando o interesse e a rentabilidade, é hora de você analisar o quanto esse nicho é competitivo.

Bom, há algumas dicas que podemos adotar para verificar se o seu nicho é bem disputado ou não. Vamos a elas:

  1. Digite o nome do seu nicho no Google e copie o número de resultados que a busca teve.emagrecer-Pesquisa-Google
  2. Na sua planilha de nicho, crie uma nova coluna chamada “Sites no Google” ao lado da coluna da “Pessoas buscando” e coloque o número do resultado de buscas do nicho nessa nova coluna ao lado correspondente do nicho. Faça isso para todos os outros nichos.
  3. Crie mais uma outra coluna ao lado de “Sites no Google” e chame de “Sites por pessoas”, insira uma fórmula nela dividindo o valor da coluna “Sites no Google” pela “Pessoas buscando”. O resultado representará um valor médio de site por busca.emagrecer-excel

Agora, você já sabe como escolher um bom nicho que seja procurado, rentável e com pouca concorrência, é hora de botar a mão na massa, se não o já fez.

O treinamento Caminhos das Pedras do Marketing Digital é planejado semanalmente, então você terá uma semana para fazer todas essas pesquisas.

Se você ainda não baixou o treinamento, basta você associar-se ao Táticas de Vendas, é grátis e rápido (necessário apenas do email).

Na próxima semana, você, associado, receberá por email o link do próximo capítulo: SER AFILIADO OU SER PRODUTOR

Até lá.

 

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