Fator: Comida – Marketing para Restaurante

Categoria(s): Destaques

Este post é seguido de um outro post ( Marketing para Restaurante – Como o público vê o seu restaurante? ) da série Marketing para Restaurante, caso ainda não tenha lido, leia por favor antes para entender melhor o contexto.

O fator “Comida” é um dos principais, pois trata-se da qualidade da comida que você serve no restaurante. Talvez qualidade não seria a melhor definição, mas satisfação do seu cliente ao terminar de comer. E por que satisfação? Bom, digamos que você trabalhe no ramo de cachorro quente, e seu público alvo são adolescentes que vem até a sua lanchonete após a aula. O que eles querem é comer um cachorro quente cheio de molhos, com muito ketchup e mostarda, e entupido de batatas palha. Isso é a expectativa do seu público ao vir a sua lanchonete. Esses clientes não necessariamente procuram por uma qualidade excelente. Claro, que você não vai querer nenhum deles passando mal depois de comer o seu hotdog no caso de algum ingrediente estar estragado, mas eles não prezam por uma qualidade extrema. Porém, se faltar o molho especial ou algum outro item que estava na expectativa deles, eles não irão se sentir tão satisfeitos e sairão da sua lanchonete reclamando. Então, o fator Comida, na verdade, poderemos entender como satisfação com a comida dos seus clientes.

Outro ponto que podemos avaliar nesse fator é a variedade de produtos ou melhor de pratos. Estou praticamente falando do cardápio do seu restaurante. Você alguma vez já perguntou aos seus clientes o que eles acham do seu cardápio? Se havia algo ali que eles sentem falta, se o acham bem apresentável ou até mesmo compreensível? Bom, pode não parecer, mas o seu cardápio é a porta de entrada para os seus pratos. Um cardápio bem apresentável (com uma foto bem água-na-boca dos seus pratos-carro-chefe) pode fazer com que seus clientes se identifiquem ou escolham bem rápido aquilo que você faz de melhor. Fazendo com que eles saibam que aquele prato é garantia certa de satisfação.

Procure sempre ter um cardápio bem variado, mas claro não invente. Assegure-se de que todos os pratos que você tenha no cardápio sejam ótimos ou pelo menos bons. Caso não saiba fazer um prato X com uma boa qualidade não o faça, apenas por que é moda ou o seu concorrente faz. Procure ser o melhor naquilo que você sabe fazer. Caso valha muito a pena, aprenda a fazer o novo prato com qualidade e teste-o algumas vezes antes de colocar no cardápio.

Bom, você já pode notar que o fator Comida é um ou senão o mais importante, pois se a sua “Comida” não agradar, dificilmente você terá sucesso, mesmo que faça bem os outros quatro. No próximo post falarei sobre outro ponto muito importante também: Atendimento.

 

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