Os 7 principais tipos de produtos digitais

Categoria(s): Destaques, Produto Digital

Você sabe o que é um produto digital? Se você não sabe pelo menos já ouviu essa expressão e deve imaginar o que é, e provavelmente você estará certo.

O que eu não sei se você sabe é que muita gente está ganhando muito dinheiro com isso, ou melhor com a venda de um produto digital e a boa notícia é que você pode ser uma delas.

Bom, por definição, produto digital ou infoproduto, como também é conhecido, contém um conteúdo sobre algum assunto em formato digital com o objetivo de instruir o leitor/usuário naquele assunto.

Em outras palavras, um infoproduto provê informações para a solução de um problema esse leitor tenha, como por exemplo: aprender violão, um livro de dietas para emagrecer, como adestrar seu cão, etc…

A seguir, você verá os 7 tipos de produtos digitais mais encontrados no mercado, e algumas dicas que você poderia adotar para a escolha do formato e confecção dos seus próprios produtos.

1) Ebook

O Ebook é um livro digital que pode ser vendido em sites como o Amazon, por exemplo. Para criar um ebook é muito fácil, você pode utilizar programas de editores de texto com o Word e depois salvá-los num arquivo .pdf que será o formato para comercializar o produto.

O mais interessante desse tipo de produto é que o seu custo é zero, pois você não paga nada para publicar seu livro digital na Amazon.

2) Webnários

Webnário é uma espécie de seminário ou palestra na web. Para você fazer isso apenas será necessário um computador e uma boa webcam. Funciona da mesma maneira que uma video-conferência, só que você estará palestrando para várias pessoas.

O Google Hangout, programa de video-conferência do Google que é gratuito, encaixa-se perfeitamente na tarefa. Você poderá criar hangouts privados onde apenas dará acesso para as pessoas que comprarem seu curso ou sua palestra, por exemplo.

3) Vídeo-aulas (curso)

As Vídeo-aulas é um dos produtos mais criados pelos empreendedores digitais. Trata-se de uma filmagem da própria pessoa (ou da tela do computador) dando uma aula sobre um determinado assunto.

Esse formato de produto geralmente é encontrado na maioria dos cursos online e é bem rentável, pois vídeo sempre valoriza o seu conteúdo.

Há vários programas que fazem isso, pagos como o Camtasia, e gratuitos como o Camstudio (apenas tela) e o Windows Movie Maker, ou você pode usar algo mais profissional com uma boa filmadora e depois editá-los.

Lembrando que se você optar por criar um curso online, terá que ver outras coisas como um site online que hospedará seus vídeos e terá acesso restrito aos seus alunos. Isso não é nada muito complicado, um excelente curso que vai te guiar passo a passo é o curso Fórmula Negócio Online, considerado um dos cursos mais completos que existe, sendo bem detalhado.

4) Audiobook

Dependendo do tipo de audiência, esse formato de produto digital é uma boa escolha. O audiobook nada mais é do que um livro em áudio, normalmente salvos em formato .mp3.

A vantagem de um audiobook é que você poderá escutá-los num ipod, smartphone enquanto estiver fazendo qualquer outra atividade.

Para criar um audiobook assegure-se de ter um programa de gravação de áudio (pode ser até o seu smartphone) e um bom microfone de áudio.

5) Podcasts

Podcast é uma excelente ferramenta para relacionamento com o seu cliente. Ele funciona como o audiobook mas são dicas curtas em áudio. Ok, na verdade é um pouco mais que isso, funcionando como se fosse um programa de rádio onde o cliente assina o seu podcast como se estivesse assinado uma newsletter ou um canal numa tv a cabo.

Você poderá criar da mesma forma que criou o audiobook e publicar seu podcast em agregadores como o iTunes ou Tune In.

6) Site para Membros

A criação de um site privado apenas para acesso de membros também é um formato de produto digital bem interessante, pois dentro dele você poderá combinar vários outros produtos como vídeos aulas e ebooks.

Alguns empreendedores abrem alguns dos conteúdos para não membros para mostrar o valor de assinar um produto como esse. Eu disse assinar por que normalmente um produto desse tipo  é vendido como uma assinatura, ao invés de um produto de venda única.

Como eu falei anteriormente, o curso Fórmula Negócio Online irá ensinar passo a passo como criar um site desse tipo.

7) E-Magazines

E-Magazine é uma revista eletrônica. Pode ser produzida em qualquer editor de texto assim como o Ebook, e em seguida convertidas em .pdf. Muito utilizada agora pelo público que possui tablets.

Bom, esse forma alguns dos produtos digitais mais vistos no mercado. E como você pode ver é bem simples começar o seu. Escolha entre esses produtos qual é o melhor para o seu público-alvo e o seu conteúdo, e mãos a obra.

 

taticas-gratuitas

Tática 1
Recompensa no Facebook

Aprenda 3 TÁTICAS DE VENDAS para ter sucesso no seu negócio

Para receber as 3 táticas, basta digitar o seu email abaixo e pronto!